Pular para o conteúdo principal

O que é, para que serve e como fazer uma DRE?

O que é uma DRE?

Demonstração do Resultado do Exercício, também conhecida como DRE, é um documento contábil de demonstração cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência (receitas e despesas devem ser incluídas na operação do resultado do período em que ocorrem). Em outras palavras, uma DRE apresenta o resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa.
Para fins legais de divulgação, ela abrange o período estabelecido como exercício financeiro, que normalmente vai de janeiro a dezembro (12 meses). Entretanto, também pode ser elaborada mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.

Para que serve a DRE?

A DRE é uma ferramenta contábil utilizada para verificar a saúde financeira de uma empresa, ou seja, ela mostra qual lucro (ou prejuízo) a empresa terá se conseguir realizar o que está sendo planejado. Esse tipo de controle financeiro ajuda os gestores a terem uma visão mais realista sobre as decisões que devem ser tomadas, a fazer provisões mais realistas e a saber se existe viabilidade econômica para determinados investimentos, por exemplo.

Como fazer uma DRE?

Os tópicos que devem ser discriminados em uma DRE, assim como a ordem das informações que constam da sua estrutura, são definidas por lei, portanto, não há margem para alterações ou personalização de conteúdo, independentemente do porte da empresa em questão.

A estrutura da DRE segue o seguinte esquema:
  • Na primeira linha é apresentada a Receita Bruta de Vendas e dela são deduzidas as devoluções de vendas, os abatimentos, os descontos comerciais cedidos e os impostos. A esse resultado dá-se o nome de Receita Líquida de Vendas;
  • Dessa Receita Líquida, deduz-se o custo das mercadorias e dos serviços vendidos, chegando-se ao Lucro Bruto;
  • Do Lucro Bruto, subtraem-se todas as despesas operacionais, financeiras, operacionais, gerais e administrativas. Inversamente, acrescentam-se aí as receitas operacionais e, então, chega-se ao Lucro (ou Prejuízo) Operacional Líquido.
  • A partir desse resultado, serão acrescentados (ou dele deduzidos) os resultados não operacionais, tais como as participações de debenturistas, empregados, administradores, partes beneficiárias, etc. Chega-se então ao Lucro Líquido do Exercício (LLE), objetivo final de toda DRE. 

By:nibo

Sistema de gestão Nomos Empresa para te entregar uma DRE da forma correta.

Comentários

+ Vistas

Existe uma fórmula padrão de Calculo de Estoque Mínimo e Máximo?

  Na verdade, não existe uma fórmula única e universal para calcular o estoque mínimo e máximo ideal para uma empresa de varejo, pois diversos fatores influenciam esses valores. No entanto, existem algumas fórmulas e métodos básicos que podem te ajudar a estimar esses níveis de forma eficiente, considerando as características específicas do seu negócio. Fórmula básica para o estoque mínimo: Estoque mínimo = Consumo médio diário x Tempo de reposição Essa fórmula leva em conta a quantidade média de produtos que você vende por dia e o tempo que leva para receber novos produtos do seu fornecedor. O objetivo é garantir que você tenha estoque suficiente para atender à demanda durante esse período de reposição, mesmo que haja imprevistos. Fórmula básica para o estoque máximo: Estoque máximo = Estoque médio + Lote de compra Essa fórmula considera o seu estoque médio, que é a quantidade média de produtos que você costuma ter em estoque, e o tamanho do lote de compra que você costuma fazer. ...

Porque Utilizar Gateway de Pagamentos em Sua Empresa

    Qualquer loja online ou física, independente do ramo de atuação, precisa oferecer ao cliente diversas formas de pagamento. E, claro, com um sistema de segurança altamente eficiente para a proteção de informações dos consumidores para que eles façam suas compras sem se preocupar com crimes eletrônicos ou vazamento de informações.     Para atender essa demanda com estabilidade, a melhor alternativa para qualquer empresa certamente é o   gateway de pagamento . Neste post você vai entender o por quê.  O que é um gateway de pagamento? Um gateway nada mais é do que o sistema utilizado pelos e-commerces (e lojas físicas) para efetuar a transmissão de dados entre os lojistas, bancos e clientes. Os gateways são usados pelas companhias para o processamento de pagamentos do cartão de crédito e Boletos Bancários. É como se fosse um terminal de cartão de crédito que pode ser facilmente encontrado em lojas de varejo e de comércio. Para que você...

O Melhor Antivírus do mercado

Confira qual é o melhor Antivírus do Mercado. Assista o vídeo da matéria. Não tem jeito: seu computador precisa ter um antivírus. Pode até ter uma das versões gratuitas, mas é nos módulos pagos que você encontra mais segurança e recursos. Então, vamos ver qual software de segurança mais faz jus a seu rico dinheirinho... Testamos 5 antivírus. O critério para a escolha das marcas foi um só: popularidade entre os internautas que visitam o Olhar Digital. Experimentamos o Norton, o McAfee, o BitDefender, o Kaspersky e o Nod 32. Testar esse tipo de software não é tarefa fácil e, para isso, contamos com a super colaboração do engenheiro Wellington Watanabe, responsável pela Bug Busters. Ele baixou da internet um conjunto de vírus, analisou várias fontes independentes de testes, como o AV Test e o AV Comparative, e explorou as interfaces dos diferentes antivírus para saber se elas eram fáceis de usar ou um bicho de sete cabeças para quem não é expert. Trabalhamos, em todos os casos, c...