Pular para o conteúdo principal

O que é, para que serve e como fazer uma DRE?

O que é uma DRE?

Demonstração do Resultado do Exercício, também conhecida como DRE, é um documento contábil de demonstração cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência (receitas e despesas devem ser incluídas na operação do resultado do período em que ocorrem). Em outras palavras, uma DRE apresenta o resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa.
Para fins legais de divulgação, ela abrange o período estabelecido como exercício financeiro, que normalmente vai de janeiro a dezembro (12 meses). Entretanto, também pode ser elaborada mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.

Para que serve a DRE?

A DRE é uma ferramenta contábil utilizada para verificar a saúde financeira de uma empresa, ou seja, ela mostra qual lucro (ou prejuízo) a empresa terá se conseguir realizar o que está sendo planejado. Esse tipo de controle financeiro ajuda os gestores a terem uma visão mais realista sobre as decisões que devem ser tomadas, a fazer provisões mais realistas e a saber se existe viabilidade econômica para determinados investimentos, por exemplo.

Como fazer uma DRE?

Os tópicos que devem ser discriminados em uma DRE, assim como a ordem das informações que constam da sua estrutura, são definidas por lei, portanto, não há margem para alterações ou personalização de conteúdo, independentemente do porte da empresa em questão.

A estrutura da DRE segue o seguinte esquema:
  • Na primeira linha é apresentada a Receita Bruta de Vendas e dela são deduzidas as devoluções de vendas, os abatimentos, os descontos comerciais cedidos e os impostos. A esse resultado dá-se o nome de Receita Líquida de Vendas;
  • Dessa Receita Líquida, deduz-se o custo das mercadorias e dos serviços vendidos, chegando-se ao Lucro Bruto;
  • Do Lucro Bruto, subtraem-se todas as despesas operacionais, financeiras, operacionais, gerais e administrativas. Inversamente, acrescentam-se aí as receitas operacionais e, então, chega-se ao Lucro (ou Prejuízo) Operacional Líquido.
  • A partir desse resultado, serão acrescentados (ou dele deduzidos) os resultados não operacionais, tais como as participações de debenturistas, empregados, administradores, partes beneficiárias, etc. Chega-se então ao Lucro Líquido do Exercício (LLE), objetivo final de toda DRE. 

By:nibo

Sistema de gestão Nomos Empresa para te entregar uma DRE da forma correta.

Comentários

+ Vistas

Programas em "C" 1º Período de Sistemas - FAMINAS

Programa Calcula média de n Números. #include <stdio.h> int n,cont; float media,soma=0, numeroDoFor=0; int main(){     printf("Quantos numeros voce quer calcular?\n");     scanf("%i",&n);     for(cont=1;cont<= n; cont++){     //Usando if alternativo        (!numeroDoFor) ? printf("Informe um numero: ")  : printf("Informe outro numero: ");        scanf("%f",&numeroDoFor);        fflush(stdin);        soma+=numeroDoFor;     }   //fim for     printf("Soma = %.2f \n",soma);     printf("Media = %.2f \n",soma/n);       getchar();       return 0;  } Programa Calcula média do Aluno #include <stdio.h> int n1,n2; int main(){     printf("PROGRAMA MEDIA \n\n");       printf("Digite a nota\n");     scanf("%i",...

Estrutura de Dados

Baixe aqui - Estrutura de dados Usando C. Matéria Estrutura de Dados - 3º Sistemas de Informação. Estrutura de dados Prof : Daniel. e-mail: dannybor@gmail.com Conceito   Estrutura de dados e algoritmos estão intimamente ligados, não se pode estudar estrutura de dados sem considerar o algoritmo associado, a elas assim como a escolha de algoritmos em geral depende da representação e da estrutura dos dados.   Para resolver um problema é necessário escolher uma abstração da realidade, em geral mediante a definição de um conjunto que representa a situação real.   A segunda a ser escolhida é a forma de representar esse dado. A escolha da representação do dado é determinada entre outras, pelas operações a serem realizadas sobre os dados.   Considere a operação de adição.   Para pequenos números, uma boa representação é por meio de barras verticais caso em que a operação de adição é bastante simples.   Já a representação por dígitos decimais ...

Exercícios resolvidos C++ Lista 2

Códigos de Programas C++ Lista 2 Por Ariadne Costa Gomes 1.      Resolva todos os exercícios de auto revisão do capítulo 2 do livro, página 229. 2.     Resolva os seguintes exercícios(pág. 177): 2.14, 2.15, 2.16, 2.21, 2.24, 2.25, 2.26, 2.28, 2.32, 2.42, 2.52. 2.1) Responda cada uma das seguintes perguntas. a) Todos os programas podem ser escritos em termos de três tipos de estruturas de controle: Sequência, Seleção e Repetição b) A estrutura de seleção If-Else é usada para executar uma ação quando uma condição é true e outra ação quando a condição é false. c) A repetição de um conjunto de instruções um número de vezes específico é chamada de repetição Controlada por contador ou definida. d) Quando não é conhecido com antecedência quantas vezes um conjunto de comandos será repetido, um valor Sentinela, sinal, flag ou dummy , pode ser usado para terminar a repetição. 2.2 Escreva quatro comandos de C++ diferentes, cada um somand...