Pular para o conteúdo principal

O que é, para que serve e como fazer uma DRE?

O que é uma DRE?

Demonstração do Resultado do Exercício, também conhecida como DRE, é um documento contábil de demonstração cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência (receitas e despesas devem ser incluídas na operação do resultado do período em que ocorrem). Em outras palavras, uma DRE apresenta o resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa.
Para fins legais de divulgação, ela abrange o período estabelecido como exercício financeiro, que normalmente vai de janeiro a dezembro (12 meses). Entretanto, também pode ser elaborada mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.

Para que serve a DRE?

A DRE é uma ferramenta contábil utilizada para verificar a saúde financeira de uma empresa, ou seja, ela mostra qual lucro (ou prejuízo) a empresa terá se conseguir realizar o que está sendo planejado. Esse tipo de controle financeiro ajuda os gestores a terem uma visão mais realista sobre as decisões que devem ser tomadas, a fazer provisões mais realistas e a saber se existe viabilidade econômica para determinados investimentos, por exemplo.

Como fazer uma DRE?

Os tópicos que devem ser discriminados em uma DRE, assim como a ordem das informações que constam da sua estrutura, são definidas por lei, portanto, não há margem para alterações ou personalização de conteúdo, independentemente do porte da empresa em questão.

A estrutura da DRE segue o seguinte esquema:
  • Na primeira linha é apresentada a Receita Bruta de Vendas e dela são deduzidas as devoluções de vendas, os abatimentos, os descontos comerciais cedidos e os impostos. A esse resultado dá-se o nome de Receita Líquida de Vendas;
  • Dessa Receita Líquida, deduz-se o custo das mercadorias e dos serviços vendidos, chegando-se ao Lucro Bruto;
  • Do Lucro Bruto, subtraem-se todas as despesas operacionais, financeiras, operacionais, gerais e administrativas. Inversamente, acrescentam-se aí as receitas operacionais e, então, chega-se ao Lucro (ou Prejuízo) Operacional Líquido.
  • A partir desse resultado, serão acrescentados (ou dele deduzidos) os resultados não operacionais, tais como as participações de debenturistas, empregados, administradores, partes beneficiárias, etc. Chega-se então ao Lucro Líquido do Exercício (LLE), objetivo final de toda DRE. 

By:nibo

Sistema de gestão Nomos Empresa para te entregar uma DRE da forma correta.

Comentários

+ Vistas

Profissão é... Sistemas de Informação.

Conheça um pouco mais do dia-a-dia do profissional formado em Sistemas da Informação.

Programa de vetores em C completo. By 4tunato.

Conforme Prometido abaixo está o programa completo com as funcionalidades para vetores: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> static int vetor[5]; //ALUSOES void inserirElementos(); void somatorioEMedia(); void ordenacaoBolha(); void ordenacaoBolhamenos(); void mostrar(); void menorValor(); void maiorValor(); void semfuncao(); //PRINCIPAL int main(){ char caractere;     do{     system("cls");     printf("Inserir Elementos(1)");     printf("\nSomatorio e Media (2)");     printf("\nOrdenacao Bolha menor pro maior (3)");     printf("\nOrdenacao Bolha maior pro menor (4)");     printf("\nMostrar (5)");     printf("\nMenor Valor(6)");     printf("\nMaior Valor(7)");     printf("\nSem Funcao(8)");     printf("\nSair(0)");     printf("\n\nEscolha sua opcao:");       caractere = getchar();// lê o buffer do teclado...

Apostila de Pascal.

Este curso destina-se àqueles que desejam se iniciar na linguagem Pascal, através do seu mais famoso compilador para a linha IBM/PC, o Turbo Pascal. O Turbo Pascal é muito mais que um compilador, pois ele é uma associação entre um compilador, um editor de textos e um linkeditor. Desta forma, o Turbo Pascal facilita sobremaneira o ato de programar. Além de tudo, o Turbo permite muitas facilidades e atividades que, com certeza, não estavam planejadas por Niklaus Wirth, o criador da linguagem Pascal. Levando-se em conta todas essas considerações, podemos até mesmo dizer que o Turbo Pascal seria uma nova linguagem, mais poderosa que a Pascal.... Faça o Download em PDF e leia o restante do assunto.