Pular para o conteúdo principal

Servidor dhcp no Debian Squeeze




Servidor dhcp no Debian Squeeze



Na nova versão do Debian (squeeze) não é mais o pacote dhcp3-server o recomendável para utilizarmos como servidor de dhcp, o novo responsável por isto é o pacote isc-dhcp-server. Mas antes de verificarmos os passos necessários para realizar a instalação e configuração do serviço, vamos entender:

O que é o ISC-DHCP e o que ele faz?

ISC-DHCP é uma coleção de software que implementa todos os aspectos do DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) suite. Inclui:
  • Um servidor DHCP, que recebe as solicitações;
  • Um cliente DHCP, que envia as solicitações ao servidor;
  • Um agente de retransmissão DHCP, que passa solicitações DHCP de uma LAN para outra, de modo que não há necessidade de ter um servidor DHCP em cada LAN.
O servidor ISC-DHCP irá responder as solicitações de qualquer cliente que esteja em conformidade com as normas do protocolo, e o cliente ISC-DHCP pode interagir com qualquer servidor que esteja em conformidade com essas normas.

Instalação:

Para realizarmos a instalação do serviço devemos executar os passos abaixo. A partir deste ponto devemos estar logados como usuário root, ou utilizar o sudo caso você tenha configurado em seu sistema. Primeiramente devemos instalar o pacote:
aptitude install isc-dhcp-server

Configuração

Geralmente quando instalamos um servidor DHCP possuímos mais de uma placa de rede no mesmo, neste caso devemos informar em qual(ais) placa(s) de rede o serviço DHCP deverá estar “escutando”, esta configuração definimos no arquivo /etc/default/isc-dhcp-server:
# Defaults for dhcp initscript
# sourced by /etc/init.d/dhcp
# installed at /etc/default/isc-dhcp-server by the maintainer scripts
 
#
# This is a POSIX shell fragment
#
 
# On what interfaces should the DHCP server (dhcpd) serve DHCP requests?
#   Separate multiple interfaces with spaces, e.g. "eth0 eth1".
INTERFACES="eth1"
- See more at: http://www.botecodigital.info/linux/servidor-dhcp-no-debian-squeeze/#sthash.hO6gdcmZ.dpuf

O arquivo principal de configuração do nosso servidor DHCP é o dhcpd.conf e o mesmo fica localizado no diretório /etc/dhcp/dhcpd.conf.
Neste arquivo informamos o nome de domínio (option domain-name “botecodigital.info”), os endereços dos servidores DNS (option domain-name-servers 8.8.8.8, 8.8.4.4;).
É também definida a duração normal e máxima da atribuição do endereço IP atribuído (default-lease-time 600; max-lease-time 7200;). O cliente poderá sempre pedir uma nova atribuição antes da atual expirar, podendo receber ou não o mesmo endereço IP.
Finalmente, para o segmento de rede 192.168.200.0, é indicada a gama de endereços disponível para a atribuição (range 192.168.200.10 192.168.200.199), qual o router a utilizar (option routers 192.168.200.253;) e qual o endereço de broadcast (option broadcast-address 192.168.200.255;)
# dhcpd.conf
ddns-update-style none;
default-lease-time 600;
max-lease-time 7200;
authoritative;
log-facility local7;
option domain-name "botecodigital.info";
option routers 192.168.200.253;
subnet 192.168.200.0 netmask 255.255.255.0 {
  range 192.168.200.10 192.168.200.199;
  option routers 192.168.200.253;
  option domain-name-servers 8.8.8.8, 8.8.4.4;
  option broadcast-address 192.168.200.255;
}

Agora é só reiniciar o serviço e testar se o seu servidor DHCP esta funcionando. =D
Caso seja necessário definir algum IP “fixo” para algum host especifico em sua rede, podemos criar uma regra no arquivo de configuração /etc/dhcp/dhcpd.conf. O importante é que ao definir o IP para o host este não deve estar no range que foi definido anteriormente. Vejamos como fica no exemplo abaixo:

host notebook-TI {
hardware ethernet 00:0F:B0:55:EA:13;
fixed-address 192.168.200.211;
}
host notebook-ADM {
hardware ethernet 00:0F:B0:45:BC:17;
fixed-address 192.168.200.210;
}

Bom, por hora era isto, abraço.
 26/03/2011Thiago Finardi http://www.botecodigital.info/linux/servidor-dhcp-no-debian-squeeze/

Comentários

+ Vistas

Instalando e configurando o TS no Windows Server 2003

By:  Link Ref. 1. Instalar e configurar o Windows Server 2003 2. Instalar e configurar um site usando o IIS 6.0 3. Instalar e configurar o FTP com isolamento de usuários (um usuário não pode acessar a pasta de outro) 4. Instalar e configurar o Terminal Server,permitindo acesso remoto aos Administradores ou usuários pré-determinados No final deste tutorial há três dicas de segurança que devem ser implementadas para aumentar a segurança do seu servidor. 1. Instalando e configurando o Terminal Server no Windows Server 2003 O TS (Terminal Server) é um serviço que permite que você acesse o seu servidor remotamente, trabalhando nele em modo gráfico como se você estivesse ali. O TS no Win2003 utiliza o protocolo RDP 5.2, que tem muitas melhorias em relação à versão 5.1 do Windows 2000 Server. Você pode instalar o cliente do RDP 5.2 no Win9x, WinMe, WinNT, Win2000 e WinXP, permitindo com isso utilizá-lo ao acessar um servidor Win2003 (ou uma estação WinXP) via TS. Para fazer...

Exercícios Estrutura de Dados - Resolvidos

Lista de Exercícios Dê o conceito de: Algoritmo R: É uma sequencia de ações executáveis para obtenção de uma solução para um determinado problema. Tipo de dados R: Conjunto de valores a que uma constante pertence, ou podem ser assumidos por uma variável ou expressão a que podem ser gerados por uma função. Tipo abstrato de dados R: Pode ser visto como um modelo matemático, acompanhado das operações definidas sobre um modelo. Qual a descrição de algoritmos segundo Dijkstra? R: descreve como uma descrição de um padrão de comportamento, expresso em termos de um conjunto finito de ações. Descreva o conceito de programar para estrutura de dados. R: consiste em estruturar dados e construir algoritmos, sendo formulações concretas de algoritmos abstratos, baseados em representações e estruturas específicas de dados, representando uma classe especial de algoritmos capazes de serem seguidos por computadores Cite os tipos de ope...

A Importância do Controle de Estoques para o Sucesso do Seu Negócio

O controle de estoques é um processo crucial para qualquer empresa que lida com produtos físicos, independentemente do seu porte ou segmento de atuação. Ele garante a visibilidade completa sobre a movimentação de itens, desde a entrada no armazém até a venda para o cliente final. Mas qual a real importância desse processo? 1. Otimização do Capital de Giro: Estoque excessivo: Capital parado, sem gerar retorno financeiro, além de custos extras com armazenagem e depreciação dos produtos. Estoque insuficiente: Perda de vendas, insatisfação dos clientes e possíveis danos à reputação da marca. O controle de estoques eficaz encontra o equilíbrio ideal, evitando esses problemas e liberando recursos para investimentos mais estratégicos. 2. Redução de Custos: Combate à obsolescência: Identificação e descarte de produtos com baixa rotatividade, evitando prejuízos. Negociação com Fornecedores: Poder de barganha para obter melhores preços e prazos de pagamento, otimizando o custo das compr...