Pular para o conteúdo principal

Servidor dhcp no Debian Squeeze




Servidor dhcp no Debian Squeeze



Na nova versão do Debian (squeeze) não é mais o pacote dhcp3-server o recomendável para utilizarmos como servidor de dhcp, o novo responsável por isto é o pacote isc-dhcp-server. Mas antes de verificarmos os passos necessários para realizar a instalação e configuração do serviço, vamos entender:

O que é o ISC-DHCP e o que ele faz?

ISC-DHCP é uma coleção de software que implementa todos os aspectos do DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) suite. Inclui:
  • Um servidor DHCP, que recebe as solicitações;
  • Um cliente DHCP, que envia as solicitações ao servidor;
  • Um agente de retransmissão DHCP, que passa solicitações DHCP de uma LAN para outra, de modo que não há necessidade de ter um servidor DHCP em cada LAN.
O servidor ISC-DHCP irá responder as solicitações de qualquer cliente que esteja em conformidade com as normas do protocolo, e o cliente ISC-DHCP pode interagir com qualquer servidor que esteja em conformidade com essas normas.

Instalação:

Para realizarmos a instalação do serviço devemos executar os passos abaixo. A partir deste ponto devemos estar logados como usuário root, ou utilizar o sudo caso você tenha configurado em seu sistema. Primeiramente devemos instalar o pacote:
aptitude install isc-dhcp-server

Configuração

Geralmente quando instalamos um servidor DHCP possuímos mais de uma placa de rede no mesmo, neste caso devemos informar em qual(ais) placa(s) de rede o serviço DHCP deverá estar “escutando”, esta configuração definimos no arquivo /etc/default/isc-dhcp-server:
# Defaults for dhcp initscript
# sourced by /etc/init.d/dhcp
# installed at /etc/default/isc-dhcp-server by the maintainer scripts
 
#
# This is a POSIX shell fragment
#
 
# On what interfaces should the DHCP server (dhcpd) serve DHCP requests?
#   Separate multiple interfaces with spaces, e.g. "eth0 eth1".
INTERFACES="eth1"
- See more at: http://www.botecodigital.info/linux/servidor-dhcp-no-debian-squeeze/#sthash.hO6gdcmZ.dpuf

O arquivo principal de configuração do nosso servidor DHCP é o dhcpd.conf e o mesmo fica localizado no diretório /etc/dhcp/dhcpd.conf.
Neste arquivo informamos o nome de domínio (option domain-name “botecodigital.info”), os endereços dos servidores DNS (option domain-name-servers 8.8.8.8, 8.8.4.4;).
É também definida a duração normal e máxima da atribuição do endereço IP atribuído (default-lease-time 600; max-lease-time 7200;). O cliente poderá sempre pedir uma nova atribuição antes da atual expirar, podendo receber ou não o mesmo endereço IP.
Finalmente, para o segmento de rede 192.168.200.0, é indicada a gama de endereços disponível para a atribuição (range 192.168.200.10 192.168.200.199), qual o router a utilizar (option routers 192.168.200.253;) e qual o endereço de broadcast (option broadcast-address 192.168.200.255;)
# dhcpd.conf
ddns-update-style none;
default-lease-time 600;
max-lease-time 7200;
authoritative;
log-facility local7;
option domain-name "botecodigital.info";
option routers 192.168.200.253;
subnet 192.168.200.0 netmask 255.255.255.0 {
  range 192.168.200.10 192.168.200.199;
  option routers 192.168.200.253;
  option domain-name-servers 8.8.8.8, 8.8.4.4;
  option broadcast-address 192.168.200.255;
}

Agora é só reiniciar o serviço e testar se o seu servidor DHCP esta funcionando. =D
Caso seja necessário definir algum IP “fixo” para algum host especifico em sua rede, podemos criar uma regra no arquivo de configuração /etc/dhcp/dhcpd.conf. O importante é que ao definir o IP para o host este não deve estar no range que foi definido anteriormente. Vejamos como fica no exemplo abaixo:

host notebook-TI {
hardware ethernet 00:0F:B0:55:EA:13;
fixed-address 192.168.200.211;
}
host notebook-ADM {
hardware ethernet 00:0F:B0:45:BC:17;
fixed-address 192.168.200.210;
}

Bom, por hora era isto, abraço.
 26/03/2011Thiago Finardi http://www.botecodigital.info/linux/servidor-dhcp-no-debian-squeeze/

Comentários

+ Vistas

Remover Mapeamento pelo Registro do Windows

Já aconteceram casos em que ao criar um mapeamento de uma unidade de rede, não conseguir excluí-lo pelo modo tradicional, clicando com o botão direito e desconectar. Quando isso acontecer, será possível forçar a exclusão do mapeamento pelo Registro do Windows. Acessar o Editor de Registro do Windows. 1-) Iniciar – Executar 2-) Digitar: regedit 3-) Confirmar Acessar a chave: HKEY_CURRENT_USER/Software/Microsoft/Windows/CurrentVersion/Explorer/MapNetworkDriveMRU Serão exibidos todos os mapeamentos existentes. Exclua ou altere o mapeamento desejado. REF: http://www.upware.com.br/remover-mapeamento-pelo-registro-do-windows/

Existe uma fórmula padrão de Calculo de Estoque Mínimo e Máximo?

  Na verdade, não existe uma fórmula única e universal para calcular o estoque mínimo e máximo ideal para uma empresa de varejo, pois diversos fatores influenciam esses valores. No entanto, existem algumas fórmulas e métodos básicos que podem te ajudar a estimar esses níveis de forma eficiente, considerando as características específicas do seu negócio. Fórmula básica para o estoque mínimo: Estoque mínimo = Consumo médio diário x Tempo de reposição Essa fórmula leva em conta a quantidade média de produtos que você vende por dia e o tempo que leva para receber novos produtos do seu fornecedor. O objetivo é garantir que você tenha estoque suficiente para atender à demanda durante esse período de reposição, mesmo que haja imprevistos. Fórmula básica para o estoque máximo: Estoque máximo = Estoque médio + Lote de compra Essa fórmula considera o seu estoque médio, que é a quantidade média de produtos que você costuma ter em estoque, e o tamanho do lote de compra que você costuma fazer. ...

Porque Utilizar Gateway de Pagamentos em Sua Empresa

    Qualquer loja online ou física, independente do ramo de atuação, precisa oferecer ao cliente diversas formas de pagamento. E, claro, com um sistema de segurança altamente eficiente para a proteção de informações dos consumidores para que eles façam suas compras sem se preocupar com crimes eletrônicos ou vazamento de informações.     Para atender essa demanda com estabilidade, a melhor alternativa para qualquer empresa certamente é o   gateway de pagamento . Neste post você vai entender o por quê.  O que é um gateway de pagamento? Um gateway nada mais é do que o sistema utilizado pelos e-commerces (e lojas físicas) para efetuar a transmissão de dados entre os lojistas, bancos e clientes. Os gateways são usados pelas companhias para o processamento de pagamentos do cartão de crédito e Boletos Bancários. É como se fosse um terminal de cartão de crédito que pode ser facilmente encontrado em lojas de varejo e de comércio. Para que você...