Pular para o conteúdo principal

Os sete erros que podem acabar com sua vida profissional


Errar é humano. Persistir no erro é tolice. E ainda pode levar à demissão. Muitos executivos não sabem, mas podem estar cometendo erros que, se não identificados e corrigidos, podem levar ao insucesso profissional.
Um dos equívocos mais comuns cometidos pelos executivos é a dificuldade em distinguir o que é urgente do que pode ser adiado, segundo Marcos Morita, especialista em estratégias empresariais.
“O profissional acaba perdendo a noção, tornando todo e qualquer assunto prioritário. Esta postura acaba contaminando seus subordinados e a área, cujo clima organizacional tende a se deteriorar rapidamente, trazendo stress, desmotivação e desligamentos.”
Marcelo Galano, gerente sênior em uma empresa multinacional, passou por essa experiência. Mas soube dar a volta por cima.
“Em certo momento da minha carreira achava que todas as demandas eram urgentes. Não sabia distinguir o prioritário do que poderia ser postergado e meus subordinados começaram a me cobrar. A alternativa foi devolver a cobrança aos meus superiores e posicionar a equipe. Deu certo”, lembra.
Mas esse não foi o único deslize cometido por ele. “Quando fui promovido ao um cargo gerencial não conseguia delegar as tarefas. Percebendo isso, sentei com minha equipe para falar abertamente sobre as funções de cada um, inclusive a minha. Expliquei que poderia falar da operação, discutir melhorias no processo, mas que não iria executar a tarefa. Dessa forma eles puderam cobrar meu papel de gestor”, diz o executivo, que ficou satisfeito com o resultado. “Começamos a cumprir os prazos estabelecidos no cronograma.”
Esse comportamento é conhecido como efeito formiga. “Também tem o efeito alpinista, quando os executivos pulam etapas em sua carreira e acabam não tendo a experiência necessária para lidar com certos assuntos, e o efeito casulo, quando o profissional fica por muito tempo em uma mesma companhia acaba reduzindo sua rede de contatos”, explica Morita.
As falhas de Galano adicionam-se a tantas outras citadaspor Morita. “Falta de consistência no discurso, devido à pressão por resultados; dedicação excessiva ao emprego, o que não sobra tempo para cursos e especializações e falta de alinhamento com diretores de outros departamentos.”
Rodrigo Forte, sócio da consultoria em recursos humanos Exec também adiciona outros itens à lista que, se não bem administrados, pode levar ao fim da carreira. “Muitos executivos optam pela vaga pesando apenas a remuneração, mas não avaliam outros fatores. Isso trará benefícios motivacionais no curto prazo, porém no médio prazo a insatisfação tende a crescer.”
A escolha da vaga apenas por necessidade financeira também é um erro, segundo Forte. “Quem segue esse caminho acaba prejudicando a própria carreira, já que nem sempre está em sua área de especialização”, pontua. “É mais comum entre profissionais que estão a bastante tempo disponíveis no mercado”, completa Forte.
Galano, que tem 17 anos de carreira, conseguiu reconhecer os erros e administra-los antes que o processo fosse irreversível. “Sei que cometer erros repetitivamente pode levar à demissão, já que o desempenho profissional fica aquém do esperado. Por isso me esforcei para corrigi-los”, completa.

Comentários

+ Vistas

Existe uma fórmula padrão de Calculo de Estoque Mínimo e Máximo?

  Na verdade, não existe uma fórmula única e universal para calcular o estoque mínimo e máximo ideal para uma empresa de varejo, pois diversos fatores influenciam esses valores. No entanto, existem algumas fórmulas e métodos básicos que podem te ajudar a estimar esses níveis de forma eficiente, considerando as características específicas do seu negócio. Fórmula básica para o estoque mínimo: Estoque mínimo = Consumo médio diário x Tempo de reposição Essa fórmula leva em conta a quantidade média de produtos que você vende por dia e o tempo que leva para receber novos produtos do seu fornecedor. O objetivo é garantir que você tenha estoque suficiente para atender à demanda durante esse período de reposição, mesmo que haja imprevistos. Fórmula básica para o estoque máximo: Estoque máximo = Estoque médio + Lote de compra Essa fórmula considera o seu estoque médio, que é a quantidade média de produtos que você costuma ter em estoque, e o tamanho do lote de compra que você costuma fazer. ...

Mais uma inovação da Google.

Sabe aqueles filmes em que um cientista possui um laboratório secreto onde faz seus experimentos mais malucos? O Google tem algo parecido, chamado "Google X". A operação foi descoberta e mostrada ao mundo neste domingo (13/11) em uma matéria do New York Times. E é de lá que podem sair duas tecnologias com potencial de mudar a forma como conhecemos os carros atualmente. De acordo com o site Electronista, uma fonte que não quis se identificar afirmou que a empresa planeja construir carros que dispensam a necessidade de motoristas. O Google os fabricaria nos EUA e os venderia para empresas locais que queiram eliminar a figura do condutor de seu quadro de funcionários. A outra invenção do Google X é relacionada à robótica. Máquinas poderiam, por exemplo, substituir os motoristas do Google Street View, encarregados de dirigir pelas cidades enquanto o sistema fotografa as ruas. Na equipe do Google X estão Sebastian Thrun, um dos maiores experts em robótica e inteligência a...

Instalando o novo Gnome 3 no Debian 6

Instalando o novo Gnome 3 no Debian 6 (Atualizado) Vi essa dica em um comentário no site  Br-Linux , e como eu testei e deu muito certo, decidi repassar a dica... Atenção: Faça por sua conta e risco, comigo a instalação ocorreu muito bem, mais isso não impede que em outras situações a instalação não ocorra como esperado.  Para instalar o Gnome 3 no Debian 6, vamos usar os repositórios  unstable e experimental, para isso abra um terminal e como root digite: #nano /etc/apt/sources.list  Adicione as linhas a seguir: #Instavel deb http://sft.if.usp.br/debian/ sid main non-free contrib deb-src http://sft.if.usp.br/debian/ sid main non-free contrib #Experimental deb http://sft.if.usp.br/debian/ experimental main non-free contrib deb-src http://sft.if.usp.br/debian/ experimental main non-free contrib  Agora digite ctrl+o e enter para salvar a configuração, e depois digite: #apt-get update    e para instalar: #apt-get install -t ...