UML
Modelagem: Entendimento do ambiente onde vai operar.- Entendimento dos problemas.
- Comunicação entre pessoas envolvidas no projeto.
- Compreensão dos requisitos.
- Difundir os conhecimentos entre os envolvidos.
- Avaliar diferentes soluções.
,OBS: Modelos existem para auxiliar o ser humano a entender a complexidade de um projeto.
O QUE É UML?
É uma linguagem usada para especificar, visualizar e documentar os artefatos de um sistema baseado em objeto sob desenvolvimento.
Notação:
- Possui semântica bem definida.
- Satisfaz bem as necessidades para representação de um sistema.
- É bem entendida pelos participantes.
- Não é específica para linguagem de programação.
CICLO DE VIDA CLÁSSICO
ANÁLISE --> PROJETO --> CODIFICAÇÃO --> TESTE --> SUPORTE
OBS: Na atualidade se utiliza com mais frequência o ciclo de vida interativo, onde permite reavaliar todas as fazes do projeto, O processo pode-se voltar a uma fase que já foi feita como em uma espiral.
São três as principais fases:
- Elicitação (Coletar os requisitos do sistema de um usuário)
- Especificação ( Especificação dos requisitos do sistema e modelagem, requisitos de usuário e requisitos de negócio).
- Validação ( Estudo de viabilidade, prototipação e revisões).
LEVANTAMENTO DE REQUISITOS
São 4 técnicas de apoio:
- Observação.
- Entrevistas.
- Questionários.
- Investigação.
MODELAGEM DE CASOS DE USO
- Modelo --> É uma representação das funcionalidades externamente observáveis do sistema.
- Modela os requisitos funcionais do sistema, sem revelar a estrutura e o comportamento interno deste sistema.
- Casos de uso --> Um caso de uso representa quem faz o quê(interage) com o sistema sem considerar o comportamento interno do sistema.
COMPONENTES DO MODELO
- Casos de uso
Grau de abstração
Formato
Grau de detalhamento. - Atores
- Relacionamento entre os elementos anteriores.
DESCRIÇÕES DE SISTEMAS
- Descrição contínua.
- Descrição numerada
- Descrição narrativa particionada
DETALHAMENTO CASO DE USO
- SUCINTO: Descrever as interações sem muitos detalhes.
- EXPANDIDO: Descrever as interações em detalhes.
CATEGORIAS DE ATORES
- Pessoas (Funcionários).
- Organizações (Empresa fornecedora).
- Outros sistemas (Sistema de cobrança).
- Equipamentos ( Leitora de códigos de barras).
OBS: Um nome de um ator deve lembrar o seu papel ao invés de lembrar quem o representa.
TIPOS DE RELACIONAMENTOS
- Comunicação ( Ator com casos de uso).
- Inclusão ( Somente entre casos de uso "obrigatório").
- Extensão ( Somente entre casos de uso, interações que podem ser inseridas não obrigatoriamente).
- Generalização ( Entre casos de uso e atores, a reutilização de casos de uso e atores são comuns).
DIAGRAMAS DE CASOS DE USO
Representa graficamente os atores e casos de uso e relacionamentos entre os elementos.
Os diagramas de casos de uso (DCU) devem servir para dar suporte à parte escrita do modelo fornecendo uma visão de alto nível.
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