Pular para o conteúdo principal

UML - Conceitos e Casos de Uso

UML
Modelagem: Entendimento do ambiente onde vai operar.


Utilidades:
  • Entendimento dos problemas.
  • Comunicação entre pessoas envolvidas no projeto.
  • Compreensão dos requisitos.
  • Difundir os conhecimentos entre os envolvidos.
  • Avaliar diferentes soluções.
    ,OBS: Modelos existem para auxiliar o ser humano a entender a complexidade de um projeto.

O QUE É UML?
É uma linguagem usada para especificar, visualizar e documentar os artefatos de um sistema baseado em objeto sob desenvolvimento.

Notação:
  • Possui semântica bem definida.
  • Satisfaz bem as necessidades para representação de um sistema.
  • É bem entendida pelos participantes.
  • Não é específica para linguagem de programação.
CICLO DE VIDA CLÁSSICO

ANÁLISE --> PROJETO --> CODIFICAÇÃO --> TESTE --> SUPORTE

OBS: Na atualidade se utiliza com mais frequência o ciclo de vida interativo, onde permite reavaliar todas as fazes do projeto, O processo pode-se voltar a uma fase que já foi feita  como em uma espiral.

São três as principais fases:
  1. Elicitação (Coletar os requisitos do sistema de um usuário)
  2. Especificação ( Especificação dos requisitos do sistema e modelagem, requisitos de usuário e requisitos de negócio).
  3. Validação ( Estudo de viabilidade, prototipação e revisões).
P D C A " Definir metas , executar, checar resultados, agir (corretivamente, e preventivamente para melhoria)

LEVANTAMENTO DE REQUISITOS

São 4 técnicas de apoio:
  1. Observação.
  2. Entrevistas.
  3. Questionários.
  4. Investigação.
MODELAGEM DE CASOS DE USO
  • Modelo --> É uma representação das funcionalidades externamente observáveis do sistema.
  • Modela os requisitos funcionais do sistema, sem revelar a estrutura e o comportamento interno deste sistema.
  • Casos de uso --> Um caso de uso representa quem faz o quê(interage) com o sistema sem considerar o comportamento interno do sistema.  
 COMPONENTES DO MODELO
  • Casos de uso
    Grau de abstração
    Formato
    Grau de detalhamento.
  • Atores
  • Relacionamento entre os elementos anteriores.
     
DESCRIÇÕES DE SISTEMAS 
  • Descrição contínua.
  • Descrição numerada
  • Descrição narrativa particionada
DETALHAMENTO CASO DE USO
  • SUCINTO: Descrever as interações sem muitos detalhes.
  • EXPANDIDO: Descrever as interações em detalhes.
CATEGORIAS DE ATORES 
  • Pessoas (Funcionários).
  • Organizações (Empresa fornecedora).
  • Outros sistemas (Sistema de cobrança).
  • Equipamentos ( Leitora de códigos de barras).
    OBS: Um nome de um ator deve lembrar o seu papel ao invés de lembrar quem o representa.
TIPOS DE RELACIONAMENTOS
  1. Comunicação ( Ator com casos de uso).
  2. Inclusão ( Somente entre casos de uso "obrigatório").
  3. Extensão ( Somente entre casos de uso, interações que podem ser inseridas não obrigatoriamente).
  4. Generalização ( Entre casos de uso e atores, a reutilização de casos de uso e atores são comuns).
DIAGRAMAS DE CASOS DE USO

Representa graficamente os atores e casos de uso e relacionamentos entre os elementos.
Os diagramas de casos de uso (DCU) devem servir para dar suporte à parte escrita do modelo fornecendo uma visão de alto nível.




Comentários

+ Vistas

Programas em "C" 1º Período de Sistemas - FAMINAS

Programa Calcula média de n Números. #include <stdio.h> int n,cont; float media,soma=0, numeroDoFor=0; int main(){     printf("Quantos numeros voce quer calcular?\n");     scanf("%i",&n);     for(cont=1;cont<= n; cont++){     //Usando if alternativo        (!numeroDoFor) ? printf("Informe um numero: ")  : printf("Informe outro numero: ");        scanf("%f",&numeroDoFor);        fflush(stdin);        soma+=numeroDoFor;     }   //fim for     printf("Soma = %.2f \n",soma);     printf("Media = %.2f \n",soma/n);       getchar();       return 0;  } Programa Calcula média do Aluno #include <stdio.h> int n1,n2; int main(){     printf("PROGRAMA MEDIA \n\n");       printf("Digite a nota\n");     scanf("%i",...
  Melhorando o atendimento ao cliente com mensagens de alto impacto Mensagens entre empresas e clientes não são uma novidade. Essa é uma estratégia consagrada com resultados comprovados, e uma pesquisa recente da Forrester descobriu que, antes de 2020, as mensagens ocupavam a quinta opção mais popular de atendimento e passaram a ser a segunda em 2021. 1 Agora, só porque uma empresa usa mensagens, não significa que ela esteja as usando da melhor forma. O que diferencia as empresas é sua capacidade de criar interações com mensagens de alto impacto. Aproveitando a personalização, esse tipo de mensagem cria conexões individuais com cada cliente que interage com a marca. O que é uma mensagem de alto impacto? As mensagens de alto impacto chamam a atenção dos clientes e agregam valor imediato. Mensagens com um CTA, uma lista e um chatbot, assim como outros recursos interativos, envolvem os clientes e fornecem a eles exatamente o que querem, quando querem. Elas não prolongam a conversa sem...

Comandos LINUX (Iniciantes)

Bem vindo(a) aos  Comandos Linux ! Comandos de Controlo e Acesso exit Terminar a sessão, ou seja, a  shell  (mais ajuda digitando  man sh  ou  man csh ) logout Deslogar, ou seja, terminar a sessão actual, mas apenas na  C shell  e na  bash shell passwd Mudar a  password  do nosso utilizador rlogin Logar de forma segura noutro sistema  Unix/Linux ssh Sessão segura, vem de  secure shell , e permite-nos logar num servidor através do protocolo  ssh slogin Versão segura do  rlogin yppasswd Mudar a  password  do nosso utilizador nas páginas amarelas ( yellow pages ) Comandos de Comunicações mail Enviar e receber emails mesg Permitir ou negar mensagens de terminal e pedidos de conversação ( talk requests ) pine Outra forma de enviar e receber emails, uma ferramenta rápida e prática talk Falar com outros utilizadores que estejam logados no momento write Escrever para outros utilizador...