Pular para o conteúdo principal

Web server Apache + PHP 5 + MySQL no Debian Squeeze sem complicação


Nessa dica vou ensinar como montar um Web server com Apache, PHP5 e MySQL dentro do Debian Squeeze, mas sem aquelas complicações que a gente costuma encontrar. 

Ao final dessa dica, se você já tem um site pronto, você poderá colocar ele funcionando pelo menos na sua rede intranet.
 
Instalação:
 
Entre como root no seu sistema: 
$ su root 

O primeiro pacote a ser instalado é o Apache: 

# aptitude install apache2 apache2-doc 

Após o Apache, você ativar o suporte ao PHP: 

# aptitude install php5 libapache2-mod-php5

Agora terá que ativar o suporte ao MySQL do PHP: 

# aptitude install php5-mysql 

Configuração: 

Para quem vai montar um web server pessoal, primeiro devemos ativar o módulo "userdir" do servidor apache2. 

Para isso você apenas digita: 

# a2enmod userdir 

Depois reinicie seu apache: 

# /etc/init.d/apache2 restart 

Se você vai colocar o seu site pessoal, aconselho a criar uma pasta pública dentro da pasta "home", desse modo cada usuário poderá colocar um site no servidor... E poderão acessar com o navegador através de um endereço do gênero "http://servidor/~usuario". 

Para fazer isso você tem que ir ao diretório "/home/usuario/" sem estar como root: 

$cd /home/usuario/ 

Lá você cria a pasta: 

$mkdir ~/public_html 

Finalizando: 

Para testar se seu web server realmente está funcionando, faça os seguintes passos: 

Entre como root no sistema e crie um script de página da Internet que mostre as características da instalação do PHP no seu servidor, utilizando o editor de texto de sua preferência (no meu caso uso o mcedit): 

# mcedit /var/www/phpinfo.php 

Dentro desse arquivo você colocará o seguinte código: 

<?php
    phpinfo();
?>

Em seguida salve-o e feche. 

Agora digite na barra de endereço do seu navegador: 

http://ip_do_seu_servidor/phpinfo.php 

Terá que aparecer as configurações do seu servidor (versão do PHP, MySQL, My SQLi) na página. Depois, remova do seu servidor o arquivo PHP criado para testar. Ele pode comprometer a segurança do seu web server caso alguém na rede tenha acesso a ele: 

# rm /var/www/phpinfo.php 

Remova também o arquivo "index.html" que está lá dentro, caso você coloque seu próprio arquivo "index.html": 

# rm /var/www/index.html 

Pronto!!! 

É isso, galera. Crie suas páginas dentro da pasta "/var/www/" como foi feito com o script PHP de teste. 

Comentários

+ Vistas

Existe uma fórmula padrão de Calculo de Estoque Mínimo e Máximo?

  Na verdade, não existe uma fórmula única e universal para calcular o estoque mínimo e máximo ideal para uma empresa de varejo, pois diversos fatores influenciam esses valores. No entanto, existem algumas fórmulas e métodos básicos que podem te ajudar a estimar esses níveis de forma eficiente, considerando as características específicas do seu negócio. Fórmula básica para o estoque mínimo: Estoque mínimo = Consumo médio diário x Tempo de reposição Essa fórmula leva em conta a quantidade média de produtos que você vende por dia e o tempo que leva para receber novos produtos do seu fornecedor. O objetivo é garantir que você tenha estoque suficiente para atender à demanda durante esse período de reposição, mesmo que haja imprevistos. Fórmula básica para o estoque máximo: Estoque máximo = Estoque médio + Lote de compra Essa fórmula considera o seu estoque médio, que é a quantidade média de produtos que você costuma ter em estoque, e o tamanho do lote de compra que você costuma fazer. ...

Mais uma inovação da Google.

Sabe aqueles filmes em que um cientista possui um laboratório secreto onde faz seus experimentos mais malucos? O Google tem algo parecido, chamado "Google X". A operação foi descoberta e mostrada ao mundo neste domingo (13/11) em uma matéria do New York Times. E é de lá que podem sair duas tecnologias com potencial de mudar a forma como conhecemos os carros atualmente. De acordo com o site Electronista, uma fonte que não quis se identificar afirmou que a empresa planeja construir carros que dispensam a necessidade de motoristas. O Google os fabricaria nos EUA e os venderia para empresas locais que queiram eliminar a figura do condutor de seu quadro de funcionários. A outra invenção do Google X é relacionada à robótica. Máquinas poderiam, por exemplo, substituir os motoristas do Google Street View, encarregados de dirigir pelas cidades enquanto o sistema fotografa as ruas. Na equipe do Google X estão Sebastian Thrun, um dos maiores experts em robótica e inteligência a...

Instalando o novo Gnome 3 no Debian 6

Instalando o novo Gnome 3 no Debian 6 (Atualizado) Vi essa dica em um comentário no site  Br-Linux , e como eu testei e deu muito certo, decidi repassar a dica... Atenção: Faça por sua conta e risco, comigo a instalação ocorreu muito bem, mais isso não impede que em outras situações a instalação não ocorra como esperado.  Para instalar o Gnome 3 no Debian 6, vamos usar os repositórios  unstable e experimental, para isso abra um terminal e como root digite: #nano /etc/apt/sources.list  Adicione as linhas a seguir: #Instavel deb http://sft.if.usp.br/debian/ sid main non-free contrib deb-src http://sft.if.usp.br/debian/ sid main non-free contrib #Experimental deb http://sft.if.usp.br/debian/ experimental main non-free contrib deb-src http://sft.if.usp.br/debian/ experimental main non-free contrib  Agora digite ctrl+o e enter para salvar a configuração, e depois digite: #apt-get update    e para instalar: #apt-get install -t ...