Pular para o conteúdo principal

Compilando programas no Ubuntu


C++_compiler

Instalação e Utilização do GCC e G++

OBS: Na distro 10.4 do ubuntu o Gcc já vem instalado. /usr/bin/gcc.
Esse é um guia de como instalar os compiladores GCC e G++ (GNU C/C++ compilers) assim como uma amostra de sua utilização !

Instalando o GCC e/ou o G++

Para instalá-los, clique em Aplicações->Adicionar/Remover para abrir o Synaptic. Ao abrir a janela clique em Avançado. Na janela que abrir clique em Desenvolvimento na lista à sua esquerda. Procure por gcc e g++ na lista que aparecer à sua direita (selecione todos os que possuirem como descrição GNU C/C++ compiler). Agora clique em aplicar. Espere até a instalação se completar e feche o Synaptic. Pronto, você possui os compiladores instalados.

Utilizando o GCC

A utilização dos compiladores são via terminal. Portanto abra-o. Se você já é programador, apenas navegue até a pasta em que se encontra o(s) fonte(s). Se você só instalou para poder montar programas pelo código-fonte, tente copiar esse código em um editor de textos como o gedit e salvar como teste.c:
#include <stdio.h>

int main()
{
    printf("Isso é um teste\n");
    return 0;
}
Agora, no terminal, navegue até a pasta utilizando os comandos cd para abrir a pasta e ls para listar os arquivos do diretório:
Para listar o diretório:
ls
Para entrar na pasta:
cd nome_da_pasta
Icones/importante.png O shell dos sistemas Unix são case sensitive, ou seja maiúsculas e minúsculas fazem diferença
Quando estiver na pasta desejada, digite:
gcc teste.c
Isso gerará um arquivo a.out na pasta atual. Se nenhuma mensagem de erro apareceu o seu compilador está instalado corretamente
Para abrir o programa digite ./a.out
Deverá aparecer:
Isso é um teste
usuario@ubuntu:~$
Se você quiser dar um nome ao programa como teste.bin ou teste.exe, digite:
gcc -o teste.bin teste.c
== Utilizando o g++ ===
Se você sabe usar o gcc, o g++ é a mesma coisa. Apenas digite:
g++ arquivo.cpp
Para gerar o a.out. Para escolher o nome, digite:
g++ -o nome.bin arquivo.cpp
Para testar se ele foi instalado corretamente, tente o seguinte código:
#include <iostream>
using namespace std;

int main()
{
    cout << "Isso é um teste" << endl;
    return 0;
}
Para compilar, navegue até a pasta onde você salvou o arquivo e digite g++ teste.cpp. Agora digite ./a.out para abrir.

Comentários

+ Vistas

JAVA Speech - Tutorial Passo a Passo - Aquiles Burlamaqui

Fold Table of Contents Arquivos para Instalação Instalação Passo 1 - Instalando o TTS Runtime Passo 2 - Instalando o TTS SDK Passo 3 - Instalando VVCC Runtime Passo 4 -Instalando o IBM ViaVoice SDK Passo 5 -Instalando o SDK com Java Passo 6 - Configurando o Projeto no Eclipse Passo 7 - Testando o Sintetizador.java Passo 8 - Treinando o IBM ViaVoice para o reconhecimento Passo 9 - Corrigindo o PATH para o reconhecimento de voz Passo 10 - Testando o Reconhecedo.java Vídeo - Projeto: Reconhecimento e Sintetização de Voz utilizando Java Speech API - UCSAL

Instalando KDE4 no debian 6.0

Eu instalei o kde4 pelo aptitude assim: # aptitude install kde-full -y olha a versão: # kde4-config -v Qt: 4.8.2 Plataforma de desenvolvimento KDE: 4.8.4 (KDE 4.8.4) kde4-config: 1.0 parece estar tudo ok, você só deverá deixa-lo em português E para deixá-lo em Português é simples: Primeiro Instale o pacote pra o KDE falar em Português: # apt-get install kde-i18n-ptbr Esse procedimento irá remover alguns arquivos que foram instalados com o comando  # aptitude install kde-full -y. Após as remoções reinicie a máquina (Note que o KDE não iniciará). execute novamente o comando   # aptitude install kde-full -y e reinicie a máquina. Pronto, o Kde4 já abrirá em português. Abraço.

Web server Apache + PHP 5 + MySQL no Debian Squeeze sem complicação

Nessa dica vou ensinar como montar um Web server com Apache, PHP5 e MySQL dentro do Debian Squeeze, mas sem aquelas complicações que a gente costuma encontrar.  Ao final dessa dica, se você já tem um site pronto, você poderá colocar ele funcionando pelo menos na sua rede intranet.   Instalação:   Entre como root no seu sistema:  $ su root  O primeiro pacote a ser instalado é o Apache:  # aptitude install apache2 apache2-doc   Após o Apache, você ativar o suporte ao PHP:  # aptitude install php5 libapache2-mod-php5 Agora terá que ativar o suporte ao MySQL do PHP:  # aptitude install php5-mysql   Configuração:  Para quem vai montar um web server pessoal, primeiro devemos ativar o módulo "userdir" do servidor apache2.  Para isso você apenas digita:  # a2enmod userdir  Depois reinicie seu apache:  # /etc/init.d/apache2 restart  Se você vai col...