Pular para o conteúdo principal

Mobilidade: ai que medo!


Começam os preparativos dos brasileiros que participarão na NRF2012 – o maior evento do mundo de tecnologia e varejo. O evento será em Nova York com um frio típico de menos 15 graus, mas com temas extremamente acalorados nas palestras. Olhando a grade de conteúdo percebemos uma evolução nítida na temática de mobilidade.
Em janeiro de 2010 eles trataram mobilidade como sendo uma tendência inexorável, que traria grandes desafios e vantagens para todos os tipos de empresas, incluindo o varejo.
Em janeiro de 2011 apresentaram os primeiros casos de sucesso de algumas marcas que estavam “experimentando” mobilidade. Empresas como Target, Best Buy, Whole Foods, Sephora, GAP, Blockbuster, Walmart e Starbucks desenvolveram aplicativos para o iPhone, permitindo que o consumidor localizasse a loja mais próxima, recebesse informações e promoções quando estivesse dentro da loja, fizesse pagamento dos itens comprados e recebesse atendimento pós-vendas, fechando o ciclo e fidelizando o cliente.
O Grupo Casino mostrou o uso da mobilidade para criar o conceito de gôndola eletrônica, leiloando espaço entre os fornecedores. Red Laser e Shop Savvy criaram aplicativos usando a câmera do iPhone para tirar foto do código de barras e mostrar ao consumidor todos os detalhes do produto com notas e avaliações de outros consumidores, permitindo, inclusive, comparação de funcionalidades, preços e promoções entre produtos ou lojas concorrentes.
Em 2012, muitas sessões serão de mesas redondas onde os empresários discutirão o impacto atual da mobilidade em seus negócios. É como seu fosse um grande “Ihhhhh…fu…tudo o que a gente falava que ia acontecer com mobilidade…aconteceu. E sabe o que é pior? A gente não se preparou para isto.”
Os empresários estão desesperados, porque os consumidores contam com um grande aliado nas mãos: o acesso à informação, via smartphone, muda o poder de barganha. Você vai até uma loja, vê o produto, tira foto do código de barra e um aplicativo te diz se tem alguma loja próxima com o mesmo item e preço mais barato. O vendedor típico (sem tablet) tem muito menos informação do produto que o cliente. As empresas não querem se transformar em show-room, onde o consumidor vai ver a mercadoria e compra em outro lugar. Para evitar isto, terão que tomar o pé da situação e transformar o varejo.
A preocupação agora é como permear a mobilidade para a empresa inteira, ou seja, como fazer com que o departamento de marketing entenda e use o conceito a favor das vendas. Como melhorar o desempenho operacional da empresa usando a mobilidade para que os sistemas se comuniquem com os colaboradores – apoiando-os nas tarefas do dia a dia e melhorando o seu desempenho.
Esta é uma temática complexa. Envolve pouca tecnologia e muito conhecimento de negócios.
A tecnologia da mobilidade é simples e já está absorvida, mas muitas empresas terão que mudar radicalmente seus processos e talvez até o modelo de negócios. E quem serão os profissionais capazes de ajudar as empresas neste momento? Será que os profissionais tradicionais de operações, marketing e vendas conseguirão remodelar as empresas para esta nova realidade? Eu duvido…Será que existem empresas de consultoria capazes de fazer isto e em número suficiente para atender à demanda de mercado? Eu duvido…
E, aqui no Brasil, a coisa está pior ainda, porque sequer passamos do estágio de testes preliminares da mobilidade, que os americanos fizeram ao longo de 2010. Temos pouquíssimos casos de sucesso e, obviamente, pouquíssimos casos para estudar o impacto da tecnologia nos negócios. Portanto, o evento da NRF2012 será de fundamental importância para as empresas brasileiras aprenderem com os americanos o que fazer com a mobilidade, tanto do ponto de vista de tecnologia, quanto de negócios. Vejo vocês em Nova York.

Comentários

+ Vistas

O PVA NÃO FUNCIONA COM O JAVA 7 (RESOLVIDO)

Eu encontrei um problema na hora de instalar o PVA do Sped ICMS e SPED Contribuições, pois o java não executava a aplicação corretamente, ele apresentava um erro <JAVA HOME>. Mais eis a solução para o problema: Baixe o arquivo Jdk1.6.0_20   Download Jdk1.6.0_20   depois descompacte o mesmo e copie a pasta que foi gerada com a descompactação para a pasta java C:\Program Files (x86)\Java "isso windows 7 64bits" no XP é normal. Vualá, pode instalar os PVA's que vai funcionar que uma beleza. Espero que tenha ajudado.

Montar HD-Externo no Ubuntu Server 9.0 E 10.0

[Linux] Primeiramente para montar o HD-Externo você precisa saber o caminho dele no sistema, com o comando   fdisk -l   você pode fazer isso facilmente, veja o exemplo: //Essa primeira linha abaixo indica qual o caminho do disco e qual o tamanho total do disco em seguinte os detalhes. Disk /dev/sda: 1000.2 GB, 1000204886016 bytes 255 heads, 63 sectors/track, 121601 cylinders Units = cylinders of 16065 * 512 = 8225280 bytes Sector size (logical/physical): 512 bytes / 4096 bytes I/O size (minimum/optimal): 4096 bytes / 4096 bytes Disk identifier: 0x00052079 Device Boot Start End Blocks Id System /dev/sda1 * 1 120137 964998144 83 Linux /dev/sda2 120137 121602 11761665 5 Extended Partition 2 does not start on physical sector boundary. /dev/sda5 120137 121602 11761664 82 Linux swap / Solaris Disk /dev/sdb: 1000.2 GB, 1000204886016 bytes 255 heads, 63 sectors/track, 121601 cylinders Units = cyli...

Remover Mapeamento pelo Registro do Windows

Já aconteceram casos em que ao criar um mapeamento de uma unidade de rede, não conseguir excluí-lo pelo modo tradicional, clicando com o botão direito e desconectar. Quando isso acontecer, será possível forçar a exclusão do mapeamento pelo Registro do Windows. Acessar o Editor de Registro do Windows. 1-) Iniciar – Executar 2-) Digitar: regedit 3-) Confirmar Acessar a chave: HKEY_CURRENT_USER/Software/Microsoft/Windows/CurrentVersion/Explorer/MapNetworkDriveMRU Serão exibidos todos os mapeamentos existentes. Exclua ou altere o mapeamento desejado. REF: http://www.upware.com.br/remover-mapeamento-pelo-registro-do-windows/