Pular para o conteúdo principal

Exercícios Resolvidos de Redes 1

Baixar Arquivos Sobre Redes: Clique Aqui

Exercícios

1)      Defina camada de rede.
à É o segmento de transporte do hospedeiro emissor ao receptor, o lado emissor encapsula segmentos em datagramas.

2)      Quais são as funções mais importantes da camada de rede.  Explique cada uma.
 à Repasse e roteamento. Repasse: mover pacotes da entrada do roteador para a saída apropriada do roteador. Roteamento: determinar rota seguida pelos pacotes da origem ao destino.

3)      Qual a terceira função mais importantes na camada de rede em algumas arquiteturas, segundo Kurose?
à Estabelecimento de conexão: Algumas arquiteturas de rede exigem o estabelecimento de circuitos virtuais antes da transmissão de dados, por exemplo, ATM e Frame relay, x25.

4)      Dê exemplos de:
a) Serviços para data gramas individuais.
 à Entrada garantida e entrada garantida com atraso limitado.

b) Serviços para fluxo de data gramas.
à Entrega de data grama na ordem, largura de banda mínima garantida e restrições sobre mudanças no espaçamento entre pacotes.

5)      Defina a expressão circuitos virtuais.
à Caminho da origem ao destino comporta-se como um circuito telefônico.

6)      Em que consiste um circuito virtual?
àCaminho da origem ao destino.
àNúmeros de VC um número para cada enlace ao longo do caminho.
àEntradas  em tabelas de repasse nos roteadores ao longo do caminho.

7)      Cite abaixo quais são as 2 funções mais importantes de um roteador.
à Executar algoritmos/protocolos de roteamento (rip,ospf,bgp) e repasse de datagramas  de entrada para a saída.

8)      Explique:
a) Comutação por memória.
à A CPU tem o controle direto sobre os pacotes copiados para a  memória do sistema, e sua velocidade é limitada pela largura de banda da memória.

b) Comutação por um barramento.
à É um datagrama de memória por barramento compartilhado que possui a velocidade  da comutação limitada pela largura de banda do barramento.

c) Comutação por uma rede de interconexão.
à É uma comutação que contorna a largura de Banda do barramento, desenvolvido inicialmente para conectar processadores no multiprocessador, fragmentando os datagramas em tamanhos fixos, através do elemento de comutação.

9)      Com relação as portas de saídas do roteador explique o que significa buffering e disciplina de escalonamento.
à Buffering; Exigido quando os datagramas chegam ao elemento de comutação mais rápido do que a taxa de transmissão.
à Disciplina de escalonamento: Escolhe entre os datagramas enfileirados para a transmissão.

10)   Sobre a camada de rede, quais as funções na camada de rede do hospedeiro e roteador?
à Escolha de caminhos (protocolo de roteamento).
à Tabela de rotas.
à Endereçamento, formato de datagramas, tratamento de pacotes (endereço IP)
à Aviso de erros e sinalização de rotas (protocolo ICMP).

11)   Como é o endereçamento no IPV4?
à É um edereço IP de 32 bits representado por 4 números decimais.  É dividido em duas partes: Prefixo (Endereço da rede, administrado globalmente) e Sufixo (Endereços de hosts, administrados localmente).

12)   Explique o conceito de sub-rede.
à Uma sub-rede é uma divisão de uma rede de computadores, onde o dispositivo se conecta a mesma parte da sub-rede de endereço IP.

13)   O que significa CIDR?
à É o roteamento interdomínio sem classe, que tem parte de sub-rede do endereço de tamanho arbitrário.

14)   Como uma máquina obtém um endereço IP?
à É fornecido pelo administrador do sistema em um arquivo .
à Windows -> painel de controle -> rede -> configuração -> TCP/IP -> Propriedades.
à UNIX -> /etc/rc.config.

15)   O que significa DHCP? Explique.
à o DHCP é um protocolo dinâmico de configuração de endereço IP.  Seu objetivo é permitir que o hospedeiro obtenha dinamicamente seu endereço IP do servidor de rede quando se conectar à rede.

16)   Como um ISP recebe um bloco de endereços?
à Através da ICANN, que aloca endereços, administra o DNS  e atribui nomes de domínios e resolve disputas.

17)   O que é NAT? Explique.
à É um protocolo que faz a tradução dos endereços IP e portas TCP da rede local para a internet.

18)   O que significa ICMP?  Qual a sua função?
à É um protocolo usado pelos hospedeiros e roteadores para comunicar informações em nível de rede.  Funções: relatar erro de hospedeiro, rede, porta, protocolo incansável, e eco de solicitação/resposta.


19)   Quais são os principais motivos que levaram a definição do protocolo IPv6?
à Espaço de endereço de 32 bits logo estará completamente alocado.
à Formato de cabeçalho ajuda agilizar processamento e repasse. Cabeçalho de 40 Bits, tamanho fixo e fragmentação não permitida.


20)   Quais as principais diferenças entre o cabeçalho IPv4 e IPv6?
àIPv4 : Os endereços tem 32 bits (4 bytes) de tamanho, registros de endereço no DNS            mapeiam nomes de hosts para endereços IPv4.

à  IPv6 : Os endereços tem 128 bits (16 bytes) de tamanho, registros de endereço no DNS mapeiam nomes de hosts para endereços IPv6, possui tamanho fixo de cabeçalho 40 bytes.


21)   Como será a transição do IPv4 para o IPv6?
à Através de implementação de túnel(tunelamento): IPv6 transportado como carga útil no datagrama IPv4 entre roteadores IPv4.


22)   O que significa algoritmo de roteamento e tabela de roteamento?
à Algoritmo de roteamento: Determina “bons” caminhos (seqüência de roteadores) de menor custo.

à Tabelas de roteamento : Arquivo de dados da RAM usada para armazenar informações  de rota sobre redes conectadas diretamente, indicando onde cada nó móvel está localizado.


23)   Em qual camada de rede trabalha o roteador?
à Camada de Enlace.





Comentários

Postar um comentário

+ Vistas

Existe uma fórmula padrão de Calculo de Estoque Mínimo e Máximo?

  Na verdade, não existe uma fórmula única e universal para calcular o estoque mínimo e máximo ideal para uma empresa de varejo, pois diversos fatores influenciam esses valores. No entanto, existem algumas fórmulas e métodos básicos que podem te ajudar a estimar esses níveis de forma eficiente, considerando as características específicas do seu negócio. Fórmula básica para o estoque mínimo: Estoque mínimo = Consumo médio diário x Tempo de reposição Essa fórmula leva em conta a quantidade média de produtos que você vende por dia e o tempo que leva para receber novos produtos do seu fornecedor. O objetivo é garantir que você tenha estoque suficiente para atender à demanda durante esse período de reposição, mesmo que haja imprevistos. Fórmula básica para o estoque máximo: Estoque máximo = Estoque médio + Lote de compra Essa fórmula considera o seu estoque médio, que é a quantidade média de produtos que você costuma ter em estoque, e o tamanho do lote de compra que você costuma fazer. ...

Porque Utilizar Gateway de Pagamentos em Sua Empresa

    Qualquer loja online ou física, independente do ramo de atuação, precisa oferecer ao cliente diversas formas de pagamento. E, claro, com um sistema de segurança altamente eficiente para a proteção de informações dos consumidores para que eles façam suas compras sem se preocupar com crimes eletrônicos ou vazamento de informações.     Para atender essa demanda com estabilidade, a melhor alternativa para qualquer empresa certamente é o   gateway de pagamento . Neste post você vai entender o por quê.  O que é um gateway de pagamento? Um gateway nada mais é do que o sistema utilizado pelos e-commerces (e lojas físicas) para efetuar a transmissão de dados entre os lojistas, bancos e clientes. Os gateways são usados pelas companhias para o processamento de pagamentos do cartão de crédito e Boletos Bancários. É como se fosse um terminal de cartão de crédito que pode ser facilmente encontrado em lojas de varejo e de comércio. Para que você...

O Melhor Antivírus do mercado

Confira qual é o melhor Antivírus do Mercado. Assista o vídeo da matéria. Não tem jeito: seu computador precisa ter um antivírus. Pode até ter uma das versões gratuitas, mas é nos módulos pagos que você encontra mais segurança e recursos. Então, vamos ver qual software de segurança mais faz jus a seu rico dinheirinho... Testamos 5 antivírus. O critério para a escolha das marcas foi um só: popularidade entre os internautas que visitam o Olhar Digital. Experimentamos o Norton, o McAfee, o BitDefender, o Kaspersky e o Nod 32. Testar esse tipo de software não é tarefa fácil e, para isso, contamos com a super colaboração do engenheiro Wellington Watanabe, responsável pela Bug Busters. Ele baixou da internet um conjunto de vírus, analisou várias fontes independentes de testes, como o AV Test e o AV Comparative, e explorou as interfaces dos diferentes antivírus para saber se elas eram fáceis de usar ou um bicho de sete cabeças para quem não é expert. Trabalhamos, em todos os casos, c...